Viagem de incentivo e seus impacto nas empresas.
Como funcionam as Viagens de incentivo?
Consolidado há cerca de 30 anos, o ramo de Viagens de Incentivo trabalha com grandes empresas focando em sua vertente simples, que é a viagem de lazer por premiação. As empresas têm sua equipe de vendas ou a rede de distribuidores, que atingem as metas determinadas e ganham uma viagem, com o objetivo de levar a equipe vencedora a passear e se divertir.
Qual a diferença entre Viagem de incentivo e Learning Trips?
Ainda assim, com o passar do tempo, essa dinâmica foi evoluindo, e a necessidade de novas categorias criaram as Learning Trips, somando lazer e aprendizado técnico.
Essa tendência vem se compondo nos últimos anos, com percepção que o formato de premiar uma equipe e levá-la a um passeio chegou ao esgotamento e é preciso conteúdo a essa experiência.
A TMI MICE percebeu duas questões: que muitas empresas precisavam se renovar para acompanhar o mercado. Além de aspectos políticos e econômicos do Brasil, que culminaram no abatimento no orçamento dos últimos anos, promovendo cortes de verbas em serviços de marketing e investimentos, justamente em incentivos.
Como isso movimenta os setores de compras dentro de uma empresa?
Dentro desse movimento, alguns setores como de compras e controle de custos, tornam-se mais ativos, ganhando um espaço maior dentro das organizações, aliados ao fortalecimento interno das políticas de Compliance.
Não permitindo gastos compreendidos como dispensáveis ou sem relação com o business da corporação. A partir de então, a tendência de investimentos em incentivos e premiações passa a ser no sentido de promover o conteúdo laboral.
Aqui, na TMI MICE, percebemos essa mudança de comportamento com a maioria dos clientes nos últimos anos, desde então, focamos mais em atender essa demanda em particular, renovando nossa perspectiva com projetos, parceiros e conteúdo.
É o fim das viagens como forma de premiação?
Obviamente, não. Afinal Viagens de Incentivo ainda funcionam muito bem como premiações.
É a premiação que mais gera felicidade, ficando na lembrança das pessoas permanentemente, enquanto reconhecimentos em produtos e dinheiro logo são esquecidos.

Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.
Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.
Veja também…
- Campanhas TMI MICE: gestão personalizada com visão 360 graus
- Sustentabilidade nas Viagens: A Tendência do Slow Travel
- Critérios de ESG na prática
- Você já ouviu falar de ESG?
Imagem por Colton Sturgeon via Unsplash
Vivemos tempos emocionais. Mesmo com o avanço da tecnologia – e talvez até por conta disso -, as pessoas têm voltado seus olhares para as relações. Aliás, Relacionamento ou Marketing de Influência, é a nova vertente do momento. As empresas que se atentarem a essa linha, marcando de forma afetiva a memória de seus stakeholders, certamente estarão promovendo os melhores investimentos. A qualidade do trabalho da TMI Mice fala por si dentro desse cenário. Texto com excelentes pontuações. Aguardo a sequência.