Como engajar equipes pode motivar o ambiente empresarial.

Como levar o engajamento para sua equipe.

Em primeiro lugar, muito se fala no mundo corporativo sobre engajamento, motivação e colaboradores felizes. Mas, o que não se fala, é o que realmente os leva a esses fatores. Em cada indivíduo há uma necessidade e, a cada escuta desse indivíduo, se confirma a busca pelo reconhecimento.  Então não é algo recente e sim inerente ao ser humano.

Eu pude comprovar isso na pesquisa que apliquei numa grande empresa na qual estava reavaliando o processo de reconhecimento de seus colaboradores, e com ela pude obter respostas de gestores e não gestores, que surpreenderam! Ao contrário do que a empresa imaginava, o salário foi o terceiro item citado como forma de reconhecimento do colaborador. O item que apareceu como primordial foi o colaborador ser reconhecido por suas habilidades técnicas individuais pelos seus pares ou gestores. O ser humano nasce com essa necessidade de ser visto, de ser percebido, é uma necessidade básica de qualquer indivíduo”,

diz Magali Lopes, Psicóloga e Coach executiva, especialista em dinâmicas grupais com foco em Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Qual o fator mais importante para o engajamento da equipe?

O que são essas necessidades? São as coisas mais importantes para gente. O que tornam o nosso mundo mais maravilhoso, o que tornam nosso jeito de nos colocarmos no mundo mais feliz, ou seja, o que é mais verdadeiro para cada um. O fator mais importante para o engajamento da equipe é o reconhecimento. É olhar para cada profissional e enxergar o que cada um necessita, o que a faz pertencente daquela realidade.

Mas como reconhecer pessoas diferentes com a mesma experiência?

Nem sempre dá para engajar ou motivar todas as pessoas da sua equipe. Isso é importante ficar claro, para que não haja frustrações de ambos os lados. Sabemos que as necessidades são diferentes para cada pessoa. Ainda assim as necessidades dos seres humanos sendo básicas, podemos dizer que são diferentes em momentos da vida. Uma mulher que acabou de ter um bebê pode querer ter descanso, conexão com a sua família e talvez tempo seja importante neste momento. Reforço, porém, a importância de que todas as necessidades dos colaboradores ou grupos sejam percebidas e vistas.

Fatores que certamente ajudam a criar confiança.

O reconhecimento pode não estar no prêmio, mas simplesmente no olhar ou em uma conversa franca e sincera.  Para isso, é preciso relacionar-se com as pessoas. Estudiosos da Universidade de Oxford, na Europa, reforçam três fatores que nos ajudam a criar a confiança nas pessoas ou em grupos:

Credibilidade – que é sobre perceber a habilidade, competência e expertise que existem no outro;

Confiabilidade – é sobre o grau em que entregamos o que prometemos, e a previsibilidade de nossos humores e emoções

Intimidade – é manter um relacionamento mais próximo com a pessoa.

A importância do reconhecimento dentro da empresa.

Isto prova que o reconhecimento pode ser visto não só em premiações, mas em momentos proporcionados pela empresa para se buscar essa credibilidade, estabelecer a confiança e estreitar a intimidade, conhecendo e olhando mais de perto para cada indivíduo. E quando o indivíduo se sente visto e pertencente, ele trabalha mais feliz e engajado, sente mais confiança nos chefes e equipes que estão envolvidos.

A experiência em grupo e a vivência podem trazer resultados inesperados para a empresa que estiver atenta a isso e que saiba captar a essência dos envolvidos em cada ação.  Usando a inteligência das ações de reconhecimento como fator de engajamento.


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.



Imagem por Chang Duong via Unsplash

Leave a Comment