4 dicas para planejar uma viagem de incentivo.

Porque oferecer uma viagem de incentivo?

Oferecer uma viagem de incentivo aos colaboradores pode ser uma maneira bem positiva de incrementar seu negócio e principalmente, seus resultados. Recentemente uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção de Crédito) mostrou que VIAJAR é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros e ainda mais se ela vier em forma de premiação ou reconhecimento, podendo ajudar muito no estímulo dos seus colaboradores.

Para que você tenha resultados positivos, e dentro do esperado, é preciso que desenvolva com cuidado esse planejamento, e ter profissionais experientes que o ajude com toda infraestrutura para apoiá-lo nesse plano, do começo ao fim.

Abaixo algumas dicas que te ajudarão a entender como planejar, de forma prática e segura, a sua viagem de incentivo:

1- Entenda o que seus colaboradores desejam

Em primeiro lugar uma viagem de incentivo nunca pode ser feita de cima para baixo, isto é, a empresa não pode decidir sozinha. Já que o objetivo é envolver os colaboradores com as metas da empresa, eles realmente precisam desejar a recompensa que a sua empresa oferece.

Essa participação não ocorre apenas para escolher o local da viagem

Principalmente para definir metas a serem atingidas. É preciso ouvir o que eles têm a dizer, pois metas que são claramente impossíveis de serem realizadas podem causar o efeito oposto do desejado: a indisposição para a conclusão de projetos.

Defina critérios para a viagem. Se você ainda não tem uma política de viagem clara, é preciso definir critérios para o programa de incentivo. Por exemplo, Como ocorrerá o processo de escolha do local? Dessa maneira as respostas podem te mostrar o caminho para definir uma boa política de viagem.

2. Contrate uma empresa especialista em viagem de incentivos

Depois que o passo anterior foi definido, você pode contar com a experiência de uma consultoria como a TMI MICE para decidir o melhor destino para os seus convidados. É imprescindível escolher uma empresa que saiba te dar a melhor experiência em viagens de incentivos.

Afinal, você está lidando com os sonhos dos seus colaboradores, fazendo uma promessa e precisará cumpri-la com louvor, já que seus resultados também estão em jogo.

3. Considere 3 pontos valiosos na hora de contratar

Experiência e tradição: primeiramente verifique quantos anos de experiência a empresa está no mercado, quantas viagens já realizou, quais são as outras atividades, serviços e benefícios que ela oferece. Quais os destinos que disponibiliza e principalmente, quais serão os diferenciais que seus premiados receberão durante a viagem.

Time e processos: não é só na hora da contratação que você precisa se certificar disso mas e sim nas  ações da pré-viagem, como funcionam as visitas técnicas, na hora de planejar as entregas e principalmente, no atendimento diferenciado que você e seus participantes precisam e merecem ter durante a viagem de premiação. Entender como o seu time será recebido e tratado durante toda a viagem faz toda a diferença na hora de proporcionar uma “experiência WOW” .

4. Qual o tempo necessário?

Enfim resumidamente, considerando todos esses pontos, posso te garantir que o tempo para começar a organizar e planejar uma viagem de incentivo é de um ano a seis meses de antecedência da data programada. – Referências e depoimentos – Nada melhor do que ter referências de outras pessoas que já fizeram uso dos serviços e produtos da empresa. 

Acompanhe essas dicas e muitas outras no nosso Blog.

Grande abraço


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


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Imagem por Nicole Geri via Unsplash