Inside Sales: o que é e como motivar uma equipe.
Como aumentar seus resultados com Inside Sales.
Não há milagres para aumentar resultados, mas o Inside Sales tem uma boa promessa. Se você nunca ouviu falar do termo “Inside Sales” Vendas Internas, precisa conhecer melhor! O conceito significa o uso estratégico da estrutura de vendas, com a equipe interna, que pode utilizar e-mail, telefone, redes sociais e videoconferência como formas de comunicação com potenciais clientes, criando uma operação de vendas enxuta e de custo reduzido com alto potencial de retorno sobre o investimento.
Uma pesquisa da PointClear mostra que, enquanto as vendas externas realizam o processo de vendas visitando potenciais clientes gastando em média 308 dólares para se relacionar com os leads, o método de Inside Sales investe apenas 50 dólares, uma vez que elimina os gastos com deslocamento e horas de ociosidade do vendedor.
Isso prova que o método Inside Sales ajuda a manter um baixo custo de operação (se comparado a vendas de campo, ou vendas externas), melhora a experiência do cliente e escala o time de vendas rapidamente. Um estudo da InsideSales.com mostrou que cerca de 30% das operações de vendas mundiais são Inside Sales. E quando falamos em empresas com grandes times de vendas, o objetivo é chegar a 40%.
Telemarketing não é Inside Sales
Há eventualmente ainda no mercado uma certa confusão do conceito, e muitas pessoas acreditam que usar Inside Sales é o mesmo que “vender pelo telefone” e confundem com telemarketing. É algo bem diferente! Os especialistas da área afirmam que o termo Inside Sales não pode ser confundido com:
- Uma lista de contatos aleatórios para oferecer serviços ou produtos;
- Oferecer o serviço ou produto sem verificar a necessidade;
- Recitar um script sem atenção a quem está do outro lado;
- Fazer de tudo para vender um produto para qualquer cliente;
- Importunar em horários inconvenientes para forçar uma venda.
Uma verdadeira operação de Inside Sales, faz com que os vendedores fiquem na sede da empresa e utilizem tecnologias de telefonia e videoconferência para falarem com os clientes. Método que é muito mais eficiente financeiramente, pois o custo da operação diminui em comparação com uma operação de vendas externas. Não existem gastos com reuniões de prospecção, por exemplo, viagens para visitas presenciais, celulares próprios, gasolina para deslocamento, almoço com o decisor, etc. E as tecnologias necessárias para possibilitar uma boa operação são uma fração deste custo.
A premiação por meio de treinamento funciona com os vendedores Inside Sales
Antes de tudo a premiação faz parte do processo de Inside Sales. Certamente oferecer treinamento e aperfeiçoamento dos vendedores é uma forma de incentivar os melhores resultados, o melhor processo e a melhor experiência de compra possível.
Mas pense na premiação como uma forma de equilibrar o desempenho da sua equipe, subindo a qualidade do time comercial e tendo uma boa regularidade de vendas. Uma dica que vai contra o senso comum é: você não deveria focar em só encontrar “estrelas” para seu time de vendas, mas fazer com que a média de todas seja muito boa. É então a regularidade do time todo que traz os resultados do mês! E certamente é reconhecendo o time, com treinamentos e técnicas, que ele seguirá engajado e cheio de motivos para seguir com as propostas de vendas e metas da empresa!
Enfim, uma premiação em forma de viagens de incentivo, com profissionais que possam transferir conhecimentos, treinamentos para o time, além de ampliar sua chance de aumentar seus resultados, faz seu time ser mais eficiente, por ter sido reconhecido por seus méritos. Não tem melhor incentivo do que reconhecer! Pense bem nisso!

Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.
Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.
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Imagem por Petr Macháček via Unsplash