Marketing de Incentivo: 5 dicas de liderança

Chega de fórmulas prontas e textos sobre o “novo normal”!

Teorias que, para quem é da área comercial, vendas e marketing de incentivo, sabe que o normal de hoje vale o quase nada de amanhã. Imagine isso no cenário atual? Neste momento de pandemia e transformações de “quase” todos os conceitos existentes, a motivação e o marketing que já vinham sofrendo contínuas ondas de micro-revoluções, mais uma vez terá que reinventar e buscar soluções.

E trazendo isso para a área que atuo, afirmo que: mais do que nunca é chegado o momento de repensarmos os modelos de entrega e dos negócios. Conversando com o Expert em Marketing e Marketing de incentivos, Fran Abreu, CIO da Agência DPTO, vimos que um consenso interessante se formou sobre o tema. Não se pode mais achar que entregar um produto ou um serviço numa caixinha bonita, com laço vermelho é suficiente para satisfazer o cliente e ativar sua motivação.

E como ele disse “As pessoas precisam acreditar no que você entrega para elas, não adianta só dizer, mas agir de acordo”. E com a crise da pandemia, o público quer verdade. O cliente quer transparência nas ações e atitudes das marcas e pessoas, e não aceita o contrassenso. Se você diz que sua empresa tem sustentabilidade, terá que aplicá-la no dia a dia – da reciclagem ou reuso do copinho de café até a diversidade no processo de contratação de pessoas.

“Não adianta vender uma propaganda de marketing de incentivo se ela não for verdadeira – as expectativas estão cada vez mais altas e o mercado está atento a todo o processo!” afirma Fran.

A consciência dos consumidores começa a dar “uma cara” para sua empresa ou negócio. Ela tem que ter uma identidade forte, porém humana. Quesitos como sustentabilidade, ética, motivação real e transparência são motivos para surpreender o cliente.

Cada vez mais temos que olhar de verdade para o cliente, sem enxergar cifras e sim, pessoas! A pandemia descontruiu muitas realidades, e a do home office foi a mais afetada! O que era um refúgio para os privilegiados das áreas mais altas das empresas se tornou a realidade das áreas que nem imaginavam usá-lo. E Fran Abreu, tem uma opinião interessante sobre essa nova prática das empresas.

“ O Home Office tomou outra proporção quando derrubou a ideia de que ir para casa é como ir para um refúgio, para o ócio, e se transformou numa experiência estressante, na qual você se vê preso em casa, 100% do tempo trabalhando, simultaneamente cuidando dos filhos, olhando pra casa e vendo pontos nunca percebidos. Sobrou inconformidade!”

E a conclusão de que nunca estamos conformados com nada, mas ao mesmo tempo prontos para tudo “Somos seres muito adaptáveis, nos adaptamos a tudo” afirma.  E ainda assim, somos impactados a cada segundo por muita comunicação, por informações repetidas, que deixam as pessoas saturadas e com dificuldade de absorver e reter qualquer coisa. É um desafio a mais para os profissionais de Marketing de Incentivo na pós pandemia.

“O líder que souber usar os dados que estão sendo coletados nessa crise, usando com sabedoria, entendendo o que esse público realmente quer, não só vira o jogo, como também será o dono dele!” diz otimista Fran Abreu.

E dentro desse consenso otimista de dois empresários que acreditam num pós pandemia cheio de oportunidades, separamos em conjunto algumas dicas – que também tiramos  como aprendizados – e que podem ajudar os líderes das áreas de Vendas, Marketing de Incentivo a superarem o retorno e se prepararem para os novos desafios, tanto na adaptação de uma nova rotina com seu time, quanto na criação de formas de abordar o cliente. São dicas que para o contexto que estamos vivendo, nunca seriam tão bem interpretadas:

Entenda a Relevância e Frequência da abordagem. É inegável que o bombardeio de informações está instalado. Por isso, é importante entender a relevância da informação que seu cliente dará para ela, e principalmente a sua frequência.

Readapte “lives” e reuniões. A liderança que tiver essa compreensão vai conquistar ainda mais o time. As reuniões onlines e lives que foram tanto usadas no isolamento social terão que ser readaptadas a rotina do time e com clientes, sem ter o mesmo apelo. Proponha novas formas de reuniões, mais práticas e mais rápidas. Afinal, tivemos a experiência da quarentena para aprender a sermos mais sucintos e multitarefas.

Absorva as boas práticas. Além das reuniões mais rápidas e do home office mais presente, instale dias alternados de trabalho em escritório e outros em casa até o final do ano, no mínimo.

“Eu sugiro adotar dois dias de home office para cada 3 trabalhados no escritório. Conquistamos a confiança de que não é preciso estar no escritório para provar que se trabalha, e isso precisa ser valorizado”. Afirma Fran.

Incentive as pessoas a trabalhar melhor. Percebemos que o foco muda quando temos que nos preocupar menos com as coisas supérfluas e quem trabalha com times de criação e vendas, aprendeu nessa quarentena a respeitar o tempo do outro e ver que, muitas vezes, as cobranças de horários e rendimentos, ficaram ultrapassados e vieram mostrar o que já sabíamos: colaborador feliz, entrega mais, sem contar que não depende de quantas horas você está disponível para a empresa, mas sim onde está o seu foco e por quanto tempo.

Analise as transformações e relações. Isso vale para o cliente, para o time e para os parceiros. Este é o momento de reavaliar, analisar e transformar as relações e as formas como você as enxerga. O cliente exige um novo olhar, o fornecedor e seu time precisam de um olhar exclusivo e diferenciado. Cada um com uma necessidade diferente e expectativas idem. Oferecer oportunidades de conhecer novos lugares e viajar, pode ser uma boa saída.

E muito mais importante que dicas, números e cifras está a saúde mental das pessoas que estão trabalhando com a mesma meta e objetivos que você, principalmente se estão vendendo ou divulgando o marketing de Incentivo. O ambiente que insere essas relações precisará, agora mais ainda, ser sadio, com um propósito sustentável. A liderança precisa estar conectada com essas premissas e ter um olhar mais humano em todos os sentidos.

Quando estamos na tempestade, só pensamos em sair dela, mas esquecemos que muitas coisas boas acontecem durante a turbulência. Coisas que não estávamos vendo aparecem enquanto outras que acreditávamos ser firmes, desmoronam. Esse é o momento de revisão em todos os sentidos. Precisamos repensar nas estruturas relacionais da empresa com fornecedores, com colaboradores e principalmente com os clientes. É chegado o momento de uma análise positiva que poderá refazer as nossas relações, nossas empresas e acreditar que com elas teremos novas oportunidades que se abrirão no pós-crise, também para o Marketing de Incentivo. Afinal, como diz o sábio ditado popular, “depois da tempestade vem a bonança!”

Nós da TMIMICE acreditamos nesse futuro melhor e principalmente, que dias melhores virão! Creio que todos poderão desfrutar da bonança mais fortes e mais consolidados do que quando entraram na tempestade! Vamos em frente!


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


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Imagem por Perry Grone via Unsplash

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