Como usar a viagem de incentivo para atrair e reter talentos.

Como tornar a viagem de incentivo envolvente para a equipe?

Sempre que falamos de incentivos, logo nos vêm à mente premiações e campanhas para motivar os envolvidos, mas sabemos que não é tão simples assim essa proeza. Afinal, estamos falando de pessoas, indivíduos que possuem suas próprias metas e desejos.

Certamente o início do ano é o período de trabalhar com planejamento, novas promessas e metas para o crescimento, sejam elas pessoais ou profissionais. Quando se fala em negócios, os resultados estão diretamente relacionados não só a quem os planejam ou os almejam, mas de todos os envolvidos, que precisam se comprometer para alcançá-los. E aí que mora o perigo!

Como a viagem pode ser estratégica?

O olhar para o mercado de trabalho atual, observamos empresas tentando, a todo momento, melhorarem sua gestão, como um cenário no qual a produtividade, competência e entrega de resultados se tornaram protagonistas, e manter equipes motivadas, com alta performance é, cada vez mais, um grande desafio.

Segundo um estudo feito pela Federação de Incentivo, 84% das empresas dos Estados Unidos, por exemplo, recorrem a viagem de incentivo como forma de premiação. Esse número expressivo reforça a tendência do uso dessa ferramenta como parte estratégica para auxiliar na motivação dos colaboradores.

85% dos contemplados se sentem mais motivados com programas de viagem de incentivo. Sem contar que estudos mostram que as viagens de incentivo pesam para os millenials – geração dos nascidos após o início da década de 1980 e até 1995 –   na hora de aceitar um novo emprego.

Como essa campanha de incentivo movimentou o mercado?

Esta tendência tem sido frequente em vários tipos de segmentos como os de seguros, montadoras, mercado de varejo, canais de entretenimento, entre outros, justamente porque proporcionam experiências únicas e customizadas.

De acordo com o (OMT) Organização Mundial de Turismo, os segmentos turísticos que mais devem crescer nas próximas duas décadas são os que englobam incentivos, eventos e aventura.

É o tipo de viagem que vai além dos atributos físicos, como um destino atraente ou uma hospedagem de primeira. Elas envolvem experiências singulares e inusitadas.

Superando crises e desafios dentro da empresa.

Outro fator da importância das viagens de incentivo é que elas são excelentes ferramentas para estimular a produção e resultados, sendo estratégicas em momentos de crise ou de desafios grandiosos.  Sem contar que aumentam o engajamento e o relacionamento entre colaboradores. As empresas que já usam isso como ferramenta, reconhecem que uma viagem diferenciada resulta em maiores lucros, rentabilidade e retém talentos importantes para o negócio.

E vendo por um ângulo ainda mais estratégico, a empresa pode transformar essa viagem em uma poderosa ação de marketing, exibindo a marca em diversos momentos da viagem, de forma customizada e de acordo com os interesses do negócio.

Em todos os casos ou ângulos, a viagem de incentivo é um ótimo caminho para não perder os talentos da empresa e atrair novos, mas ela deve ser muito bem planejada e principalmente, bem executada. A experiência que está em jogo não é apenas a da viagem em si, das fotos e lembranças, mas da manutenção dos seus resultados e investimento realizado, para que todo o processo continue rendendo e crescendo conforme o desejado e que acima de tudo, seja superado a cada ano, assim todos ganham!


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


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Imagem por Jose Aljovin via Unsplash

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