Marketing de incentivo: saiba o que é e suas vantagens.
Tanto se fala em marketing de incentivo, mas você sabe o que ele realmente significa para sua empresa?
Antes de mais nada a palavra “Incentivo” vem do latim incentīvus, é aquilo que move ou leva uma pessoa a desejar ou a fazer algo. Pode-se tratar de algo real (como o dinheiro) ou simbólico (a intenção de dar ou obter uma satisfação). Unindo isso ao marketing, a partir do conhecimento das necessidades e do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado. Assim podemos afirmar que o marketing de incentivo é um conjunto de ações que motivam os colaboradores e as equipes de trabalho. Incentivando-os com premiações de diversas formas para atingir metas e objetivos propostos pela empresa.
Hoje é bem comum ver empresas menores em busca desses incentivos para reconhecer seus times, sejam eles de parceiros, colaboradores ou clientes. Os setores que aplicam o marketing de incentivo são mais comuns ver essa forma de incentivo em equipes de venda, distribuição e revenda. Mas isso não quer dizer que você não possa criar uma campanha para profissionais de outras áreas, afinal o resultado da sua empresa não vem somente de vendas, mas da participação consciente de cada um dentro da corporação. Quando todos estão satisfeitos e trabalham felizes, os resultados serão consequentemente, positivos.
O quê veio primeiro, a campanha ou o incentivo?
Antes de aplicar o incentivo, deve ser feita uma campanha na qual as metas e objetivos são propostos com finalidade de serem cumpridos pelos participantes. Investir nisso é certamente reversível, segundo o estudo da AMPRO, comprovou-se que a ferramenta de marketing de incentivo contribui para vender, promover relacionamento com a marca, trabalhar imagem de marca e aumentar a rentabilidade.
Para que sua empresa sinta efeitos positivos dessa campanha, os objetivos precisam estar focados primeiramente, na satisfação do seu cliente, seja ele interno ou externo. E isto pode estar ligado diretamente ao aumento das vendas, aos lançamentos de novos produtos, fidelizar novos clientes, aumentar a performance e a produtividade. Assim, você verá que mesmo investindo no marketing de incentivo, terá um retorno ainda maior com seus resultados.
Pilares do marketing de incentivo.
A Viagem de incentivo é uma opção recorrente para aplicação assertiva desse tipo de marketing e, pensando nisso, a equipe TMI MICE acredita nestes pilares fundamentais para a implantação do marketing de incentivo na sua empresa:
Planejamento – é com ele que tudo começa, pois é nesse momento que metas, objetivos e prazos são criados, assim como a maneira de execução de ambos também deve ser definido, o valor da verba para a premiação e o que será premiado.
Defina a premiação – é de extrema importância, seja para colaboradores, parceiros ou fornecedores, saber exatamente para quem a ação será desenvolvida. Desde a escolha do destino, até as ações em cada parte da viagem, podem ser definidas com antecedência e com apoio de profissionais e especialistas em viagem.
Ouça os feedbacks – eles são sempre bem-vindos! Coletar opiniões de todos os premiados questionando sobre o que gostaram e o que poderia melhorar. Ouvir é a melhor forma de satisfazer!
Análise de resultado – é sempre muito importante ao final da campanha de incentivo, fazer uma análise final dos resultados, observar se os objetivos foram atingidos, o que a organização aprendeu e ganhou com a campanha realizada.
Entendendo melhor a importância do marketing de incentivo e os seus pilares, você e sua empresa estarão prontos para engajar, motivar a participarem da campanha de marketing de incentivo e premiar os colaboradores da sua empresa!

Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.
Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.
Veja também…
- Campanhas TMI MICE: gestão personalizada com visão 360 graus
- Sustentabilidade nas Viagens: A Tendência do Slow Travel
- Critérios de ESG na prática
- Você já ouviu falar de ESG?
Imagem por Kaleidico via Unsplash