Por que investir em viagens de incentivo em 2021?

Como anda o mercado do turismo?

A recomendação é para ficar em casa, mas todos estão cansados!  Prova disso é que mesmo diante do aumento dos casos de Covid, as empresas de turismo já se agitam e o mercado se aquece! E os especialistas garantem que a possibilidade de alguns países manterem suas fronteiras fechadas ou ainda, aumentarem o controle de circulação de estrangeiros dentro de suas fronteiras, é grande. Por isso, afirmam que por enquanto é melhor viajar pelo Brasil, esperando para ver como o mundo se comporta.

E a nossa parceira – representante comercial carioca da TMI MICE, Angela Cardinot, concorda com isso. Com mais de 20 anos no mercado, ela diz nunca ter visto um cenário como o que estamos vivendo hoje e acredita que, o que os empresários do Rio de Janeiro sentiram foi o mesmo que todo o resto do país, infelizmente.

Mas mesmo diante de um cenário de recuperação lenta das viagens de incentivo para 2021, ela vê com otimismo o novo cenário que se desenha, e que há tempo para novas ideias:

 “Apesar de todas as viagens terem sido suspensas e campanhas e ações terem sido extremamente reduzidas este ano, as empresas estão se reestruturando e montando os budgets e planos de ação para 2021. Algumas não têm previsão de viagem enquanto outras já estão prevendo viagens para o ano que vem, mas ainda estão receosas de como estará a situação da pandemia. Alguns creem que somente depois da vacina é que poderão efetivar as viagens com segurança”.

Retomada das campanhas de incentivo

É claro que o setor de viagens de incentivo sentiu essa insegurança, mas a reação das companhias áreas e o turismo de todo o mundo retomando aos poucos, nos dá a certeza que as campanhas de incentivo precisam ser reativadas e as empresas não podem perder tempo aguardando a vacina, há muitas opções que fornecem experiências únicas (dentro dos protocolos de segurança) ou online, e todas podem fornecer os mesmos resultados positivos no cumprimento das metas.  

Depois que tudo estiver mais tranquilo, vale a pena começar a pensar em viagens internacionais. Sem contar que o incentivo ao turismo nacional ainda pode ajudar nossa economia a sair um pouco melhor deste caos. Sendo assim, ela acredita que:

A tendência é o recomeço das viagens dentro do próprio Brasil – mais próximo podendo ir de carro, mais seguro, além de um custo mais baixo, uma vez que o câmbio está desfavorável. As pessoas já estão se acostumando com os protocolos de segurança na vida cotidiana. Os fornecedores como hotéis, companhias aéreas, etc. se prepararam e estão trabalhando dentro de protocolos para garantir a segurança de todos e assim estimular as viagens. Os brasileiros já estão começando a viajar. Tem hotéis no interior do Rio que já tem ficado cheios nos finais de semana e/ou feriados.”

As pessoas estão cansadas de ficar em casa e precisam viajar para arejar e recarregar as energias.  

O novo normal

Apesar de tudo isso, ainda teremos que lidar com essas “novidades” e se preparar cada vez mais para elas, se encaixando no novo normal, nas ameaças de “ondas” e na esperança da vacina, mas não podemos parar. O mercado exigirá agilidade quando for o momento certo e todos nós precisaremos estar prontos para atendê-los e com a expectativa ainda maior, do que uma viagem corriqueira. Angela arrisca dizer que “o novo-normal será assim, com muito mais cuidado e prevenção para que as empresas se sintam seguras e confortáveis para levar um grupo em viagem de premiação assim como convidados sintam-se em segurança. É muita responsabilidade para a empresa e especialmente para quem está organizando. Prever e providenciar cada detalhe de segurança é fundamental e nós da TMI MICE estamos preparados para oferecer este serviço com o máximo de segurança”.

Da mesma maneira que o mercado espera uma rápida reação, os seus colaboradores esperam uma continuidade nas campanhas de premiação, aguardam por um reconhecimento diferenciado e com todos os protocolos de segurança, tanto para ele quanto para seus acompanhantes. E isso não é mais novidade. Temos que ter em mente que a exigência aumentou de ambos os lados, e a flexibilização deixou todos sob um olhar mais humano e menos engessado, o que pode ser positivo na hora de criar uma campanha de incentivo ou ainda de escolher uma premiação. Segundo Angela, os executivos sabem que “é preciso manter o contato e interação com os seus clientes, parceiros e equipe, para estimular e alavancar os negócios na retomada. Manter as campanhas de incentivo com as viagens é fundamental”.

O momento é de inovar!

Buscar por empresas que aproveitaram o momento da pandemia para crescerem e inovarem, faz toda a diferença na hora da retomada e segundo ela, seu argumento mais forte se dá mostrando o caminho mais coerente e inteligente para um novo começo

A TMI MICE criou um portfólio excelente – A Revista Nacional, com opções incríveis de destinos inusitados e especiais para viagens dentro do Brasil. Além dos eventos híbridos como excelente formato de interação com os clientes de forma criativa, diferente e segura. Exemplo: Mandar, para a casa do cliente, um box com vinho e queijos para serem degustados num evento online, no qual haverá um enólogo para explicar e ensinar sobre a harmonização de vinho. Uma ação diferente enquanto as viagens e eventos presenciais não acontecem”.

A criação de eventos e de personalizações também nos faz acreditar que o mercado exige transformações positivas, deixando sempre o cliente no foco, no centro, afinal, ele é o nosso principal motivo para continuar inovando!


Angela Cardinot, formada em comunicação e pós graduada em marketing, mas com carreira na hotelaria, onde atuei na área comercial por 20 anos. Agora represento a TMI MICE, com a qual estou trabalhando em parceria por volta de um ano e meio.

Linkedin | Instagram

Veja também…


Imagem por Bambi Corro via Unsplash

Leave a Comment