Qual o real valor de uma viagem de incentivo?

Como uma viagem de incentivo é organizada?

Antes de mais nada as viagens de incentivo dentro das empresas são, geralmente, criadas e organizadas pelos departamentos de marketing interno ou agências contratadas para ações promocionais. Em outras palavras, esse pessoal é a linha direta de contato com a TMI MICE, que é quem vai desenvolver e realizar a premiação, promovendo as melhores experiências em viagens de incentivo para fidelizar parceiros e motivar colaboradores e distribuidores.

Nosso objetivo: transformar essa motivação em melhores resultados de vendas.

Esse é o real valor de uma viagem de incentivo. Empresas de grande porte, como as multinacionais, já estão acostumadas ao desenvolvimento dessas campanhas e, por reconhecerem sua importância, as mantêm em seu escopo de investimentos, com frequência trimestral, semestral ou anual.

A novidade é a imersão das médias empresas nesse mercado, muitas delas de cunho familiar. Esse nicho chega com uma dúvida, porém, que na maioria das vezes recai sobre o modo como calcular esse investimento e como realizá-lo.

Como calcular uma viagem de incentivo?

O principal entendimento deve ser no sentido do custo-benefício. A perspectiva de crescimento é uma conta matemática que fecha dentro do ano de faturamento, de acordo com percentuais de meta e ganho. Como o próprio nome sugere, campanhas de incentivo são para motivar a equipe interna ou distribuidores, que participam para atingir a meta estabelecida de forma a ampliar o crescimento esperado em vendas pela empresa.

Se uma empresa quer crescer x% no próximo ano em faturamento, estabelece-se um percentual entre 8% a 15% (valores médios de mercado), por exemplo, através de um investimento numa campanha de incentivo com viagens.

Impacto nas metas internas.

Com esses números estabelecidos, simultaneamente os colaboradores passam a ter uma nova meta, acima da atual percentualmente, e quem atingir esse novo patamar, ganha a viagem como prêmio.

Ocorre que, o número de participantes que alcançam a nova meta e ganham a viagem, somado ao restante dos participantes que não chegam à meta, mas vendem mais do que o teto instituído, gera um aumento de faturamento que, além de autopagar a campanha de incentivo com viagem, amplia o lucro da empresa.

Acima de tudo é importante acentuar que as campanhas de incentivo são mais do que investimentos financeiros. Definitivamente, ao estabelecer uma nova meta premiada de maneira excepcional, elas motivam a equipe, melhoram a qualidade do ambiente de trabalho, criam laços, promovem contribuição. São os ganhos acessórios.

Um abraço!



Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.



Imagem por Tero Vesalainen via Pixabay

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