Viagem de incentivo repaginada

Como as empresas terão que lidar com as premiações e as novas formas de viagens em 2021

Todas as facetas do segmento MICE foram duramente atingidas pela pandemia, e isso inclui viagens de incentivo, nas quais as recompensas de viagens chegaram a um impasse junto com grande parte do mundo dos negócios. A maioria dos programas de viagens de incentivo foram adiadas para 2021 e o mercado nacional começou a se reaquecer.

Enquanto os governos em todo o mundo estão começando a afrouxar as restrições a viagens e reuniões, as empresas estão particularmente preocupadas e permanecem em um modo de “esperar para ver”.

Não podemos ter 100% de certeza do que vai acontecer, independentemente de estarmos numa pandemia ou não, mas por se tratar de uma situação inusitada como a que estamos vivendo, precisamos reagir. Podemos dizer como fornecedor de serviços turísticos que todos os nossos fornecedores, de companhias aéreas, hotéis, empresas de transporte, restaurantes e locais turísticos, se prepararam para receber de forma correta as pessoas, criando e implementando protocolos de segurança conforme as orientações dos órgãos de governo. Isso em todos os países que atuamos.

Isso me dá a garantia de que o mercado das viagens de incentivo está mais do que pronto para receber as pessoas e proporcionar experiências incríveis. Agora, fato é, que mesmo em qualquer lugar, seja em nossa casa, em nosso trabalho, no mercado ou farmácia que temos de ir para fazer nossas compras, no shopping ou locais que já se encontram abertos, todos estamos sujeitos a lidar com o desafio do coronavírus e, nunca teremos a certeza de que não seremos contaminados enquanto não houver a vacina!

Por isso, acredito que devemos tomar todas as precauções de proteção, como usar máscaras, álcool em gel e limpar constantemente as superfícies de contato, e que devemos continuar normalmente com nossas vidas, e viajar é umas das atividades mais importantes que a vida pode proporcionar!

Sabemos que mesmo com tudo isso, os negócios não param e não podemos deixar PARAR! As empresas devem olhar para 2021 com um olhar otimista e ver que o cenário das viagens de incentivo é um caminho para melhorar a relação com seus colaboradores e parceiros. A minha certeza é de que, campanhas de performance cujas premiações são viagens, ou o investimento em learning trip, serão cada vez mais necessárias, principalmente num momento de retomada econômica e da clara necessidade das empresas em retomar faturamento e motivar suas equipes e parceiros comerciais. Quanto mais uma empresa precisa crescer ou vender, mais ela precisa investir em campanhas de incentivo! Viagens de experiências são o que há de melhor!

Mas como fazê-las nesse momento?

Nós da TMI MICE estivemos trabalhando muito nos últimos meses para recriar as condições e ideias que acreditamos ser propícias para esse momento!

Tivemos que nos adaptar, mas sem perder o interesse e a qualidade de cada passo.  Nasceram propostas diferentes, como as viagens com grupos menores, para hotéis menores, com possibilidades de privatizações, para locais mais tranquilos, com muito contato com a natureza, com atividades voltadas para o bem-estar das pessoas e, fortalecendo nossa economia, com incentivos para viagens internas, dentro do Brasil ou com poucos deslocamentos, o que já é tendência mundial e facilitarão e muito a retomada.

As decisões de quando retomar, se antes ou depois de uma vacina, deverão ser específicas de cada empresa, mas na minha opinião, é possível trabalharmos com soluções que mesclem eventos on-line e off-line, de forma híbrida, com premiações, ativações e incentivos, com toda a proteção necessária.

TMI CONECTA traz inovação para o mercado

O TMI CONECTA foi criado para conectar pessoas a soluções, transformar os desafios em oportunidades, unindo inovação e tecnologia. Com eventos online ou híbridos (parte online e parte presencial), trabalhamos com três pilares: relacionamento, conteúdo e aprendizado. Com isso é possível incluir diversas experiências, kits pré e pós evento, workshops com palestrantes e especialistas nos assuntos abordados e também trazer os conteúdos das learning trips para serem trabalhados, online e presencial.

O mercado tem sentido necessidade de novidades que se adaptam a essa realidade atual,  e a TMI MICE tem sentido uma ótima receptividade entre nossos clientes, uma vez que há a necessidade de se relacionar com a cadeia de clientes e fornecedores, ainda mais agora, no qual o online supre o desafio do distanciamento social.

Assim, alcançamos os objetivos relacionais e colaborativos num formato inovador, dinâmico e criativo.

Utilizamos também o TMI CONECTA como sustentação da campanha de incentivo, gerando vínculos e motivando os colaboradores durante a caminhada até a premiação final, o que tem elevado e muito a qualidade e percepção do incentivo entre os parceiros comerciais de nossos clientes.

Um olhar otimista para o futuro

As pessoas não vão deixar de viajar e de se relacionar, ao contrário, farão isso cada vez mais, só que de uma forma e olhar um pouco diferente.

Ainda estamos no meio de um furacão, mas podemos perceber que muitas pessoas já pensam e agem de modo diferente, com um olhar mais humano e mais sensível à temas que nem todos eram sensíveis. Então, sustentabilidade, relações mais pessoais e humanas, experiências mais simples e focadas no que realmente importa, um olhar mais sensível a temas sociais e ambientais, por exemplo, pautarão os negócios e a forma com que as pessoas irão se relacionar com o meio. E isso tudo influencia na forma como as pessoas irão viajar e, principalmente, buscar nossas experiências de vida, que é o ponto focal do que nós, como agência de viagens de incentivo e experiência, fazemos.

Nós na TMI MICE estamos conectados com essa mudança focal e desde o início estamos trabalhando para trazer novos formatos de experiências, com um novo olhar.

Para mim, o momento atual é de reflexão e, aos que estiverem despertos e abertos para o novo, muita coisa boa ainda está por vir. Afinal, os movimentos sempre são cíclicos e ao fim de uma tempestade, sempre haverá sol!


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


Veja também…


Imagem por Paolo Chiabrando via Unsplash

Leave a Comment