Viagens de Incentivo dentro do novo normal
Novo normal, novo luxo e muitas adaptações, o que espera o setor para 2021?
Viajar de primeira classe, se hospedar em hotéis 5 estrelas, fazer passeios sofisticados, desfilar em carrões, refeições em restaurantes estrelados e compras em lojas de grife. Sim, sem dúvidas, isso tudo é um luxo e ninguém pode contestar. Mas a verdade é que o termo está cada vez mais flexível e aberto a uma nova geração de viajantes, que continuam exigentes, mas com padrões diferentes. Entra seguramente em campo a exclusividade e personalização que se dá a viagem. E o nosso desafio está aí: trazer isso para as viagens de incentivo! Pensar em ações “fora da caixa” já faz parte do nosso mindset e para cada cliente, cabe a nós tornar cada experiência única, independente da classificação de luxo ou básica. Experiências que as viagens de incentivo são especialistas em proporcionar.
Novos caminhos, novas perspectivas
A pandemia nos permitiu explorar novos caminhos e muita coisa mudou, entre elas, os destinos foram os mais impactados. Tivemos que nos adaptar aos destinos nacionais e redescobrir as riquezas brasileiras – que no turismo são muitas – e as viagens internacionais perderam a relevância por conta de câmbio alto, vacina que não chega e as restrições continuarão até meados do segundo semestre, mas isso não quer dizer que as experiências ou as viagens precisam ser menos glamourosas ou pouco personalizadas. Muito ao contrário. Independentemente de onde se está, a viagem de incentivo deve e permite ser muito mais especial e inesquecível para seus integrantes e premiados.
Para o turismo de lazer nacional não houve muitas mudanças, as pousadas e hotéis estão voltando ao seu normal dia a dia, mas para as viagens de incentivo é um grande desafio. Estamos buscando por parceiros que ofereçam serviços comparáveis aos internacionais, no quesito especialidades e diferenciais, e que ainda não existem por aqui – fora das grandes capitais. Lá fora se tem uma oferta enorme de serviços prontos, que já estavam desenvolvidos para receber grupos, ações com experiências que já estavam preparados para esse tipo de viagem. Aqui estamos caminhando na criação de serviços conjuntos. Está dando trabalho a mais, mas apostamos nisso como uma forma também de evoluir o turismo de serviços em território nacional.
É tempo de acreditar que o pior já passou. Que estamos construindo um futuro melhor e mais seguro para todos nós. As viagens de incentivo mudaram o patamar de premiações para algo mais assertivo e até econômico, trazendo novas formas e experiências que antes não eram sequer questionadas. Que fique claro que, em nenhum momento, viajar nacionalmente é pior ou melhor do que ir para o exterior. Tudo tem seu valor e carrega suas riquezas locais. Temos opções em território nacional incríveis e que farão muitos, dos mais inexperientes aos mais experientes viajantes, se surpreenderem. Não canso de acreditar que estamos caminhando para o melhor, que as perspectivas são as melhores possíveis e que os empresários que conseguem pensar estrategicamente, sabem da importância desse investimento para suas empresas.
A TMI MICE pensou e desenvolveu produtos e serviços especiais para seus clientes nesse novo momento e temos a certeza de que, tudo será melhor e mais prazeroso no próximo ano. Que venha 2021. Estamos prontos!

Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.
Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.
Veja também…
- Campanhas TMI MICE: gestão personalizada com visão 360 graus
- Sustentabilidade nas Viagens: A Tendência do Slow Travel
- Critérios de ESG na prática
- Você já ouviu falar de ESG?
Imagem por yousef alfuhigi via Unsplash