10 tendências do consumidor em 2021 para o turismo

A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International apresenta em seu relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021” como será o comportamento dos clientes este ano. Os consumidores não desistiram. Mas mudaram para sempre.

Confira um resumo das tendências focadas no turismo, analisada pela PANROTAS:

1 – RECONSTRUIR MELHOR

As viagens com propósito estarão em alta, mas também a atenção dos consumidores a como as empresas agem em relação ao planeta, às comunidades dos destinos turísticos, aos colaboradores e às causas sociais.

2 – DESEJO POR CONVENIÊNCIA

Nada de estresse, processos complexos e deslocamentos cheios de etapas e burocracia. O consumidor agora quer a comodidade de locomoção, ocasiões impulsivas e espontâneas e simplicidades da vida pré-pandêmica.

3 – OÁSIS AO AR LIVRE

Reconectar-se com a natureza e buscar locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura é uma tendência forte. Sempre com atenção a questões como sustentabilidade, impacto na comunidade e contribuição à preservação. Nada de overtourism.

4 – REALIDADE FIGITAL (FÍSICO E DIGITAL COLIDEM)

Os clientes querem usar ferramentas digitais para ficarem conectados em casa e para facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais. A realidade digital permite a experiência híbrida de estar em casa, usufruindo do mundo real com tecnologia que ajude na segurança, isolamento, serviços touchless e prevenção de interações.

5 – BRINCANDO COM O TEMPO

O consumidor espera ganhar nova flexibilidade, programando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo. As viagens tendem a derrubar e rasgar rótulos. Corporativo se mistura com lazer, com viagem em família, com estudo, com crescimento pessoal, com visita a parentes, com formação técnica.

6 – INQUIETOS E REBELDES

Depois dos desencontros de notícias e informações sobre a pandemia, o cidadão de 2021 passa a desconfiar das grandes redes sociais, da mídia e dos governos, desafiando a desinformação e colocando suas necessidades em primeiro lugar. O Turismo precisa estar mais engajado, desconfiado, crítico. A transparência de processos e no acesso a informações é fundamental.

7 – OBSESSÃO POR SEGURANÇA

Serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade são exigências das quais o consumidor não abrirá mão. Todos os protocolos de saúde e limpeza criados na pandemia devem continuar pós-covid.

8 – ABALADOS E REFLEXIVOS

Viagens com propósito de saúde, bem estar e relaxamento, assim como a inclusão de aulas sobre esses temas, cursos e palestras no roteiro da viagem atrairão um consumidor que precisa desse alívio mental, com a ajuda de profissionais, mas também com lazer e entretenimento diferenciados.

9 – A ORDEM É PECHINCHAR

Elaborar orçamentos com cautela e adquirir produtos e serviços de valor agregado e acessíveis são rotina agora para o consumidor, que passa por uma crise de saúde, incluindo ansiedade e depressão, além da covid em si, mas também por uma crise econômica que levará anos para sumir. O consumismo dá lugar ao consumo com valor agregado.

10 – NOVOS ESPAÇOS DE TRABALHO

Encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é meta para 2021, pois a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional. Viagens corporativas e viagens de lazer mais uma vez se misturam, e o trabalhador pode ser um viajante, um nômade digital, e trabalhar de qualquer lugar. É Turismo? É viagem corporativa? Esqueça os rótulos: é uma nova viagem.

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Imagem por Ibrahim Rifath via Unsplash

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