Soft x Hard Skills: Domine as emoções e tenha mais sucesso em sua carreira

Não é de hoje que as habilidades emocionais são consideradas fundamentais para as organizações. Com o novo ano, surgem novas perspectivas para moldar a direção que líderes e organizações de negócios tomam. As empresas têm mudado suas práticas de contratação e treinamento em torno da inteligência emocional e de competências de liderança, pois percebem que essas são mais importantes para a alta performance.

Soft skills

São aptidões sócio comportamentais do profissional. Estão associadas à sua capacidade mental e emocional. Elas são mais difíceis de serem ensinadas e de serem medidas, por se tratarem do resultado de tudo o que o indivíduo vivenciou em seu meio psicossocial e podem estar mais ligadas a capacidade inata das pessoas.

Hard skills

Muito mais fáceis de serem notadas, elas podem ser aprendidas e mensuradas. Geralmente contrata-se avaliando as hard skills, mas o profissional que as organizações buscam é o que reúne ambas competências, hoje muito mais considerada do que há 20 anos.

Porém as soft skills podem atrapalhar o profissional no desempenho de seu cargo. Já conheceu alguém com hard skill (habilidades técnicas) incontestáveis, mas que não se relacionava (soft skill) bem com seus colegas de equipe?

O autor e pesquisador Daniel Goleman é famoso por dizer: “Inteligência emocional é a capacidade de sentir, entender, valorizar e aplicar efetivamente o poder das emoções como fonte de energia, informação, confiança, criatividade e influência humana”.

Hoje, os estudiosos traçam uma correlação direta entre o aspecto psicológico e liderança, eficácia da organização, melhores relações e engajamento. E isso tudo está relacionado aos resultados diretos que a empresa gera e a forma que impacta seu cliente final.

E você, como avalia a relação Soft e Hard Skills em seu momento profissional atual?


Veja também…


Imagem por Aziz Acharki via Unsplash

Leave a Comment