Marketing de Incentivo: dicas de liderança.

Certamente neste momento de transformações de quase todos os conceitos, a motivação e o marketing de incentivo que já vinham sofrendo ondas de revoluções, mais uma vez terá que se reinventar .

E trazendo isso para a área que atuo, afirmo que: mais do que nunca é chegado o momento de repensarmos os modelos de entrega e dos negócios. Não se pode mais achar que entregar um produto ou um serviço numa caixinha bonita, com laço vermelho é suficiente para satisfazer.

A consciência dos consumidores começa a dar “uma cara” para sua empresa ou negócio. Ela tem que ter uma identidade forte, porém humana. Quesitos como sustentabilidade, ética, motivação real e transparência são motivos para surpreender o cliente.

E dentro desse consenso otimista, separamos em conjunto algumas dicas – que também tiramos como aprendizados – e que podem ajudar os líderes das áreas de Vendas e Marketing de Incentivo a superarem o retorno e se prepararem para os novos desafios. São dicas que para o contexto que estamos vivendo, nunca seriam tão bem interpretadas:

[H3]Entenda a Relevância e Frequência da abordagem:

[TEXTOÉ importante entender a relevância da informação que seu cliente dará para ela, e principalmente a sua frequência.

[H4]Readapte “lives” e reuniões:

[TEXTO]Primeiramente proponha novas formas de reuniões, mais práticas e mais rápidas. Afinal, tivemos a experiência da quarentena para aprender a sermos mais sucintos e multitarefas.

[H5]Absorva as boas práticas:

[TEXTO]Incentive as pessoas a trabalhar melhor. O foco muda quando temos que nos preocupar menos com coisas supérfluas e quem trabalha com times de criação aprendeu nessa quarentena a respeitar o tempo do outro.

[H6]Analise as transformações e relações:

[TEXTO]Este é o momento de reavaliar, analisar e transformar as relações e as formas como você as enxerga. O cliente então exige um novo olhar, o fornecedor e seu time precisam de um olhar exclusivo e diferenciado. Oferecer oportunidades de conhecer novos lugares e viajar, pode ser uma boa saída.

E muito mais importante que dicas, números e cifras está a saúde mental das pessoas que estão trabalhando com a mesma meta e objetivos que você, principalmente se estão vendendo ou divulgando o marketing de Incentivo. O ambiente que insere essas relações precisará, agora mais ainda, ser sadio, com um propósito sustentável. A liderança precisa estar conectada com essas premissas e ter um olhar mais humano em todos os sentidos.

É chegado o momento de uma análise positiva que poderá refazer as nossas relações, nossas empresas e acreditar que com elas teremos novas oportunidades que se abrirão no pós-crise, também para o Marketing de Incentivo. Afinal, como diz o sábio ditado popular, “depois da tempestade vem a bonança!”

Leia a matéria completa, com a participação do nosso parceiro Fran Abreu da Agência DPTO,  no nosso blog e o bate papo que eles fizeram, no dia 17/06, no nosso canal do youtube.


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


Veja também…


Imagem por Andre Hunter via Unsplash

Leave a Comment