Repórter TMI MICE pelo Mundo: Serra Catarinense!
Um incrível destino nacional, por Patrick Damasceno
Em um momento onde o turismo nacional está cada vez mais em alta, decidi explorar um pouco mais o Sul do Brasil. Fugindo das cidades mais procuradas como Porto Alegre, Gramado e Florianópolis, segui para a Serra Catarinense, que é famosa pelas baixas temperaturas e paisagens de tirar o fôlego!
Sem dúvidas, Urubici é uma das cidades mais bem preparadas para receber os turistas na região. A cidade está em um vale a 915m de altitude rodeada por montanhas lindas, que escondem atrações naturais como cachoeiras, mirantes e cavernas com inscrições rupestres, que formam, em conjunto, cenários lindos para aproveitar manhãs ensolaradas ou tardes um pouco mais frias.
Para chegar na cidade é possível voar até Florianópolis (180km de Urubici) ou Lages (105km), onde um transfer irá buscar o grupo e levar até a Pousada escolhida para um tempo de descanso. Eu viajei para lá via Florianópolis, que tem uma malha aérea melhor partindo das principais capitais do país, se comparando com Lages.
Devido à localização e estrutura, a cidade atrai muitos turistas do Paraná e do litoral catarinense, que aproveitam finais de semana e feriados para descansar em um dos chalés com vista incrível que Urubici oferece. Para quem chega na cidade de mais longe, é possível pensar em um excelente roteiro para descobrir todos os atrativos em mais algumas noites por lá!
A hospedagem se desenvolve mais a cada dia, com muitos investidores de outras cidades do Brasil que enxergaram seu potencial e levaram pousadas boutique com um charme único, como a Pousada Chuá Chuá (@pousadachuachua) e a Serra Bela Hospedaria (@serrabela), que além da linda estrutura e foco na sustentabilidade, oferece espaços para pequenos eventos.
Não faltam atrações na cidade e é fácil surpreender os convidados de um grupo à cada nova atividade realizada! É possível fazer um piquenique no final da tarde e aproveitar a vista do Morro do Pôr-do-Sol, fazer caminhadas e cavalgadas até cachoeiras, explorar o Cânion Espraiado em um 4×4, aproveitar as vistas lindas do Morro do Campestre ou do Morro da Igreja e conhecer as famosas cachoeiras do Rio do Rastro, Véu da Noiva e do Avencal.
Um atrativo a parte na região é a estrada que corta a Serra do Corvo Branco. O trecho tem apenas cinco quilômetros, mas a adrenalina é garantida por conta das curvas fechadas, das descidas íngremes, dos precipícios e dos vários mirantes de onde se avistam montanhas e o litoral sul de Santa Catarina. No inverno, a paisagem pode se cobrir de gelo.
E uma curiosidade: em 1996 a cidade registrou a temperatura mais baixa do país com -17,8 graus, no Morro da Igreja, a 1.828 metros de altitude!
Foi uma ótima oportunidade para conhecer e avaliar os atrativos da cidade e, como estava em um período de lazer, aproveitei ainda a Tirolesa do Véu da Noiva e pulei de Pêndulo no Avencal, que tem uma queda de 100m de altura.

Patrick, graduado em turismo e na área há 10 anos, já se aventurou pelos segmentos de viagens de intercâmbio, corporativas e lazer. Se encontrou profissionalmente planejando de forma detalhada as viagens de incentivo, para oferecer uma viagem única e exclusiva, onde a experiência do passageiro seja surpreendente e inesquecível. Apaixonado por animais e natureza, não nega uma aventura e gosta de explorar cada cantinho, aroma e sabor das cidades por onde passa.
Instagram | Linkedin
Veja também…
- Programas de incentivo: é possível se reinventar com ações online?
- 10 tendências do consumidor em 2021 para o turismo
- Repórter TMI MICE pelo mundo: A Croácia e seus reais deslumbres
- LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Imagens por Amanda Lage