Sustentabilidade é o caminho para o nosso mercado sair da crise.
Devemos agir localmente pensando globalmente!
Um bate papo com a especialista em turismo sustentável Carla Mott Ancona Lopez, que fluiu de forma equilibrada e cheia de insights para solução corporativa.
Nós que então trabalhamos com viagens de incentivo, sabemos da importância do setor quando falamos de sustentabilidade. Mas, muitas vezes, carregamos o fardo de contribuir para os fenômenos ruins, sejam eles humanos, ambientais ou culturais. Mas, temos consciência do poder que o turismo possui na recuperação, valorização e principalmente no empoderamento econômico desses recursos no mundo. E essa pandemia nos lembrou disso, mas pudemos ser testemunhas oculares da história e coadjuvantes dessas transformações. O COVID-19 também pode nos mostrar que estávamos no caminho errado quando pudemos ver as águas de Veneza ficando cristalinas.
“O mundo começou a se preocupar muito mais com o planeta após o Covid-19, pois ficou clara a relação entre a pandemia e a preservação do meio ambiente. O ser humano precisa entender que é parte da Natureza e retomar suas conexões com ela.”
Afirma Carla.
Será que depois desse “susto” as pessoas despertaram para a importância das suas pegadas ecológicas?
Certamente sabemos que tudo isso precisa ser implementado na base da sociedade, precisa vir da educação, que é a base para a conscientização pessoal e profissional de cada um de nós. E complementa, citando algumas ações que segundo ela, são também muito importantes:
- Ter o apoio e ações governamentais;
- Suporte dos grupos empresariais e iniciativa privada;
- Ações da sociedade civil;
- Divulgação em todos os meios de comunicação à exaustão da importância do desenvolvimento sustentável, do impacto das escolhas dos seres humanos na natureza, etc.
Hoje em dia, com essa nova realidade, a sustentabilidade é a solução corporativa que se apresenta para o nosso mercado sair da crise, com conscientização e retorno aos valores básicos.
Toda a cadeia precisa estar motivada para fazer essa movimentação e não deixar de implementar uma cultura de sustentabilidade dentro das empresas, e isso falando também no turismo. O Mundo espera isso. Cabe a nós fazer esse movimento e levar para os clientes relevância e reputação para que eles entendam a importância desses processos. Temos que ter essa responsabilidade e só trabalhar com fornecedores sustentáveis e optar pelos melhores e mais responsáveis. O cliente percebe e valoriza isso e reverte em imagem positiva para a empresa. A garantia dos serviços serão os mesmos, mas com o valor da sustentabilidade.
Leia a matéria completa no nosso blog e o bate papo que eles fizeram, no dia 14/07, no nosso canal do youtube.

Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.
Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.
Veja também…
- Programas de incentivo: é possível se reinventar com ações online?
- 10 tendências do consumidor em 2021 para o turismo
- Repórter TMI MICE pelo mundo: A Croácia e seus reais deslumbres
- LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Imagem por Denys Nevozhai via Unsplash