Viagens de Incentivo: Agir local, pensar global!

A proposta é: devemos agir localmente pensando globalmente!

E foi assim que, em um bate papo com a especialista em viagem de incentivo e turismo sustentável Carla Mott Ancona, fluiu de forma equilibrada sobre o futuro das  viagens de incentivos.

Nós que trabalhamos com viagem de incentivo, sabemos da importância do setor quando falamos de sustentabilidade. Mas, temos consciências do poder que o turismo possui na recuperação, valorização e principalmente no empoderamento econômico desses recursos no mundo. Aliás essa pandemia nos lembrou disso, e pudemos ser testemunhas oculares da história e coadjuvantes dessas transformações.  O COVID-19 também pode nos mostrar que estávamos no caminho errado quando pudemos ver as águas de Veneza, por exemplo, ficando cristalinas, os céus e ares mais puros na China e no mundo.  

Certamente é um mundo grande, mas muitos de nós se dirigem para os mesmos lugares. Das 1,4 bilhões de viagens turísticas internacionais que as pessoas fizeram no último ano, meio bilhão delas foram para as 300 cidades mais populares, de acordo com o Conselho Mundial de Turismo e Viagens. Xangai, Pequim, Paris, Nova York e Orlando foram os cinco destinos mais populares.

Mas, como o turismo e a viagem de incentivo podem apoiar e não prejudicar esse mundo e ainda, ser sustentável?

E foi pensando nisso, que convidei uma das pessoas mais envolvidas com turismo sustentável que eu conheço para um bate papo bem informal na última live que a TMI MICE promoveu no dia 14 de julho, a Carla Mott Ancona Lopez, Empresária e consultora em projetos sustentáveis na MAPS – Mott Ancona Projetos Sustentáveis.

A Carla está inserida há mais de 30 anos no setor de Turismo, possui vasto networking global e relacionamento com Cias Aéreas, DMC´s, Redes Hoteleiras e lideranças setoriais. Surpreendentemente especializou-se em Sustentabilidade (17 ODS/ONU) e, desde 2018, corroborada pela vivência no turismo e mundo corporativo, dedica-se ao planejamento e implantação de projetos sustentáveis e consultoria a empresas para desenvolvimento de estratégias on demand que agreguem às marcas valores de responsabilidade socioambiental.

Não poderia ter uma personagem mais emblemática para esse debate sobre viagem de incentivo!

E vamos primeiramente convir que, quem planeja uma viagem de incentivo não se vê como um predador natural das belezas naturais ou o quanto o avião que ele está, pode poluir o ar do planeta. Como podemos entender essa relação e nos tornarmos um turista consciente, seja no universo profissional ou pessoal? Segundo a Carla, a resposta para essa pergunta mudou muito depois da pandemia.

O mundo começou a se preocupar muito mais com o planeta após o COVID-19, pois ficou clara a relação entre a pandemia e a preservação do meio ambiente. O ser humano precisa entender que é parte da Natureza e retomar suas conexões com ela.” Afirma.

E sabemos que tudo isso, precisa ser implementado na base da sociedade, precisa vir da educação, que é a base para a conscientização pessoal e profissional de cada um de nós. E complementa, citando algumas ações que segundo ela, são também muito importantes:  

  • Ter o apoio e ações governamentais;
  • Suporte dos grupos empresariais e iniciativa privada;
  • Ações da sociedade civil;
  • Divulgação em todos os meios de comunicação à exaustão da importância do desenvolvimento sustentável, do impacto das escolhas dos seres humanos na natureza, etc.

Devemos entender que o turismo sustentável deve ser atrativo para as empresas e pessoas.

Por que acreditar que um turismo predatório, que deixa grandes marcas no Planeta, prejudicando a todos, seria mais atrativo? Está mais do que na hora de revermos alguns conceitos e mudarmos paradigmas. Estamos pagando um preço altíssimo, com perdas irreparáveis para as pessoas, para a economia e para o planeta, deixando de ser sustentáveis” declara Carla.

Enquanto as empresas estiverem presas a padrões antigos o mundo não progride, “Há uma grande diferença entre PREÇO e VALOR. Essa é uma mudança de paradigma também. Está na mão de cada um de nós, desse trade, criarmos uma cadeia virtuosa de fornecedores e serviços sustentáveis. O valor do turismo sustentável é inquestionável: é muito maior, para todos nós, filhos da mãe natureza e habitantes desse planeta.

A sustentabilidade é a solução que se apresenta para o nosso mercado sair da crise

Vários destinos do mundo, vinham apresentando sinais de esgotamento absoluto. O Everest, o pico mais alto do mundo, está poluído! Temos que nos incluir, como seres humanos e com a nossa atividade, como parte da natureza. Sem isso, teremos uma sucessão de catástrofes naturais, a exemplo do COVID-19.” Alerta Carla.

Toda a cadeia precisa estar motivada para fazer essa movimentação e não deixar de implementar uma cultura de sustentabilidade dentro das empresas. O Mundo espera isso. Cabe a nós fazer esse movimento e levar para os clientes relevância e reputação para que eles entendam a importância desses processos. Temos que ter essa responsabilidade e, só trabalhar com fornecedores sustentáveis e optar pelos melhores e mais responsáveis. O cliente percebe e valoriza isso e reverte em imagem positiva para a empresa. A garantia dos serviços serão os mesmos, mas com o valor da sustentabilidade.  

A hora é agora, não temos mais tempo nem desculpas para não trabalharmos com responsabilidade a questão da sustentabilidade” conclui Carla.

Sabemos que nossa responsabilidade está muito além de agir somente como uma agência de viagens, porque isso reduziria nossa capacidade de aumentar as experiências dos clientes e parceiros . Somos uma empresa responsável que agrega valores sustentáveis em toda nossa cadeia e levaremos isso adiante, para o bem de todos e do nosso planeta.


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


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Imagem por Tiraya Adam via Unsplash

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