Como preparar sua equipe para o novo e desenvolver novos skills com as viagens de incentivo

Neste novo período, nós da TMI MICE, estivemos sensíveis a esse movimento de transformação, o que nos levou a perceber a necessidade de reinventar, mudando nosso olhar para o futuro das viagens de incentivo.

Criamos várias ações e produtos, todos pensados em unir o melhor da experiência com o cliente e o desenvolvimento de habilidades e, dessa necessidade, juntamente com a nossa expertise, nasceu o TMI CONECTA. Ele é um novo conceito para eventos e ativações cujo objetivo é facilitar as conexões e relacionamentos entre as empresas e seus clientes, uma ferramenta que também complementa os projetos de viagens de incentivo, uma vez que pode funcionar como plataforma de ativações e sustentação de campanhas, podendo trabalhar um misto de eventos online e offline dentro de uma única experiência.

E na vontade de acertar e sempre fazer o melhor para os nossos clientes, conversei na última live, dia 9 de setembro, com uma superespecialista em recursos humanos, e por que não dizer, especialista em pessoas, a Magali Lopes. A sua ligação com viagens e pessoas também me chamou a atenção. Ela viajou o mundo, apoiando o meio corporativo, e segundo ela, aprendendo com pessoas e culturas. Seu currículo é extenso e muito rico: psicóloga, coach, com mais de 15 anos atuando em empresas multinacionais, subsistemas de RH, foi acrescentando outras especializações como: Coach Membro da ICF (International Coach Federation), Presidente do WIAL Brasil (World Institute for Action Learning) e cofundadora da Eight∞ Diálogos Transformadores, além de ser uma estudiosa de Futuros e Novas Economias e da Comunicação Não Violenta.

Com essa experiência, ela entende que a quebra de paradigmas é o início para todas as transformações, e mesmo quando não nos preparamos, como no caso da pandemia, ele acontece naturalmente. A gente se vê obrigado a mudar.  E não há mais espaço para fazer o “mesmo”. É preciso inovar, trazer novas perspectivas para o negócio. Ter reconhecimento das pessoas que, junto com você, passaram por esse período tão difícil e ao mesmo tempo, estão fazendo sua empresa ficar de pé, crescendo e alcançando as metas. E segundo ela, “Não dá para fazer um reconhecimento de forma igual, quando as pessoas são diferentes. Elas têm desejos diferentes, perfis diferentes e é preciso reconhecer, e quebrar os paradigmas é essencial. A forma de desenvolver e reconhecer as pessoas é conectada e ampliada com o que importa para cada um. E reconhecendo isso, se propõe fazer algo diferente para aquela pessoa, dando oportunidade dela se engajar não só socialmente, mas, intelectualmente também. Oferecer isso para as equipes e para os times é um benefício gigantesco e sendo conectada com o que importa para cada um, só pode trazer resultados ainda maiores para todos”.

E foi pensando nisso que criamos o TMI CONECTA, ele está baseado em três pilares que consideramos importantes na construção desse novo direcionamento de comportamento corporativo:

RELACIONAMENTO:  Temos ações físicas, presenciais, por meio de envio de “presentes” ou Kits pré e pós evento, podendo ser uma ação de cooking class e degustações, por exemplo;

CONTEÚDO: O reforço do relacionamento vem por meio de conteúdo. Com palestras e debates com especialistas, desenvolvemos os Soft Skills do time.

APRENDIZADO: Reforçando tanto o conteúdo quanto o relacionamento, temos as Learning Journeys/Trips, que acompanhadas de temas relevantes ao time e focados na melhoria dos resultados para as empresas ou com temas específicos tais como: IA, Machine Learning, Digital, Logística, Omni Channel, Retail Estrategy, Cyber Security, etc.

Acreditamos que esses três pilares baseados em experiências fora da empresa, mas conectados aos objetivos podem contribuir muito para uma nova visão e motivação dos colaboradores. “Quando a gente promove experiências, como viagens, desenvolvemos não só os 5 sentidos, mas muitos outros. Quando esse processo está ligado a experiências, por exemplo, temos a possiblidade de ampliar a visão do colaborador sobre o novo, isso inclui os nossos vieses, isto é, aquilo que acreditamos que o mundo é, o jeito que vemos as coisas na vida. E as experiências podem fazer essas mudanças “ – não é a única forma confirma Magali.

Além do desenvolvimento desses sentidos, acreditamos que mais habilidades podem ser desenvolvidas em experiências como as que uma Learning Trip ou Viagens de Incentivo proporcionam. E muitas vezes, segundo a psicóloga, de forma inconsciente: “Novas habilidades podem ser desenvolvidas, e as vezes, até habilidades mais inconscientes, que vêm através de novas experiências, aumentam ainda mais esse poder. E as viagens proporcionam experiências diferenciadas que trazem lugares de inovação, novas possibilidades. É uma forma incrível de aprender.” Afirma a especialista.

Habilidades a serem desenvolvidas pelas viagens de incentivo

Segundo pesquisas, algumas habilidades serão mais valorizadas pelas empresas com a nova rotina no mercado de trabalho após a pandemia da covid-19, como o home office, reuniões virtuais, processos seletivos online e pouco contato presencial, fatores que têm evidenciado a importância das habilidades comportamentais, ou soft skills. Na opinião dos recrutadores ouvidos para a 12ª edição do Índice de Confiança (ICRH) da empresa de recrutamento especializado Robert Half, a habilidade que mais será valorizada no cenário pós-pandemia é a adaptabilidade (40%), seguida da resiliência (20%), flexibilidade (12%), colaboração (11%), comunicação (6%), criatividade (6%) e empatia (2%).

Por conta do momento atípico, o perfil valorizado, portanto, é aquele que se adapta rapidamente a uma condição desafiadora, além de ser autogerenciável, capaz de trabalhar com autonomia e de não ter medo de perguntar para garantir que as entregas sejam realizadas com a máxima qualidade possível,  “Para mim a habilidade que será mais exigida e precisa ser mais desenvolvida é a de questionamento.  Principalmente de se questionar, ou melhor, se autoquestionar. Perguntar sobre tudo que você quer saber, e essas experiências como as Learning Trips, são essenciais para criar essas habilidades. Ter culturas diferentes, de se expor em contextos diferentes, e te ajuda a colocar no lugar do “não saber” que te traz novas possibilidades. Poder considerar o diferente como possível é uma habilidade que é, e será cada vez mais valorizada no mundo que estamos vivendo” confirma Magali.

E entendendo que nossos pilares estão realmente abrangendo uma necessidade do mercado, estamos prontos para absorvê-las e preparados para entregar o melhor para cada cliente. E a dica que fica para os empresários, da nossa especialista é “vale a pena se abrir! Neste contexto de reconhecimento, de recompensa, que a própria TMI MICE traz aqui, como as Learning Trips e outros produtos, ou ainda outras experiências tão conectadas e customizadas. Isso mostra que há muitas estratégias diferentes que podem ser valorizadas e que são importantes para seus colaboradores e até mesmo para os executivos, e que foram pensadas, elaboradas para gerar um resultado positivo para a empresa. O autoconhecimento individual é rico, mas pode ser muito maior em um grupo de pessoas. As experiências sempre proporcionarão trocas muito ricas” diz Magali.

E cada vez mais temos certeza de que nosso objetivo maior é atender e apoiar os líderes de empresas a se conectarem com seus times por meio de experiências, de amizade e acima de tudo, na busca por resultados. E seguindo a dica da nossa convidada “Se eu pudesse dar uma dica só diria: se abra para essas experiências e faça disso um caminho para trazer novas possibilidades” convida a psicologia e Coach, Magali Lopes.

 Você vem com a gente?


Com formação em Administração Hoteleira e Publicidade & Propaganda e cursos em Gestão empresarial, Empreendedorismo e Psicodinâmica dos negócios, construí minha carreira atuando fortemente em todo o processo comercial. Incansável na busca pela excelência em tudo de bom que a vida pode nos dar.

Rodrigo, CEO e fundador da TMI MICE, Viajante Profissional e Músico.


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Imagem por AbsolutVision via Unsplash

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